• Gustavo Faria

Marketing agile, o que é isso?

2020 está acabando, ou já acabou (depende de quando você estará lendo isto).

E se tem uma coisa que 2020 mostrou ao mundo, é que sua empresa tem que estar preparada para atender rapidamente ao mercado. Em menos de um mês, elas foram obrigadas a reexaminar suas estratégias de marketing,

Campanhas já preparadas para lançar e de repente tem que suspender e criar conteúdo e anúncios que se adaptam ao “novo normal”.

E a cada nova semana, uma nova situação surge.

E sem falar que por conta da distância física, as empresa tiveram que se adaptar com novos meios e tecnologias para continuar produzindo sem estarem no mesmo ambiente.

Então surgem do dia para a noite Home Offices, Home School, e outras categorias de “Home” para tentar se adaptar as novas mudanças.

Nesse caso, a metodologia ágil torna-se mais significativa, ou seja, quem se propôs a ter uma solução para esse mercado em constante mudança, se sobressaiu 2020.

O marketing ágil é um método ágil para gerenciamento de projetos voltados para a área de marketing, que mantém o departamento em ritmo acelerado principalmente para era digital.

O foco no cliente, respostas rápidas, períodos de trabalho curtos, aprendizado aperfeiçoado e contínuo, gestão flexível e colaboração são os grandes exemplos de um marketing ágil.

O principal fundamento está no tempo de resposta ao mercado, e não continuar em um planejamento que não faz mais sentido. Assim como a área de tecnologia utiliza metodologias ágeis as agências e departamentos de marketing passaram a utilizar também, não se limitando mais a aspectos burocráticos e hierárquicos.

2021 já começou…

E para as empresas continuarem vivas, elas necessitam se adaptar com metodologias ágeis, seja no marketing, no processo, ou em qualquer outro departamento, pois isto já é uma tendencia acontecendo.